Ultimamente, o elixir de inhame virou o queridinho das redes sociais, a boa fama se deu ao fato do produto, uma solução fitoterápica, auxiliar na redução das toxinas no organismo. Mas, embora atualmente, o elixir esteja em alta, sua utilização na medicina não é nova.
Conhecido da cultura popular, o elixir de inhame é um antigo aliado da saúde da mulher, sendo utilizado, inclusive para aliviar cólicas menstruais e aumentar a fertilidade.
Entretanto, como muitos associavam a administração do produto à perda de peso, o elixir de inhame acabou sendo proibido pela ANVISA por volta do ano 2002. Hoje, ele é considerado um produto natural e, por isso, tem livre comércio.
Contudo, como toda e qualquer substância, o elixir de inhame precisa ser consumido sob orientação médica e precisa de alguns cuidados. Descubra para que serve e quais as contraindicações desse produto fitoterápico agora em nosso blog!
Principais benefícios do Elixir de Inhame
O elixir de inhame tem propriedades diuréticas, anti-inflamatórias, antiespasmódicas e analgésicas, e, se administrado da forma correta, pode trazer muitos benefícios ao organismo, tais como:
- Elimina as toxinas do organismo por meio do suor e da urina;
- Deixa o sangue mais alcalino, mantendo as células mais saudáveis;
- Ajuda a combater a acne e a formação de furúnculos e abcessos;
- Alivia a inflamação das articulações, como as provocadas pelo reumatismo e artrite;
- Diminui as dores provocadas por cólicas menstruais;
- Auxilia a mulher no período da menopausa, reduzindo as ondas de calor e ajudando no combate à secura na região íntima;
- Facilita a digestão de alimentos gordurosos, sendo associada ao emagrecimento;
- Aumenta a fertilidade feminina, pois é rico em vitamina B6.
Como tomar
O elixir de inhame possui uma quantidade significativa de açúcar e álcool em sua composição, por isso, deve ser consumido com moderação e sob orientação de um médico ou nutricionista.
O recomendado é consumir 1 colher de sopa na hora do almoço e outra na hora do jantar. Mas, atenção, para evitar efeitos colaterais, não se deve fazer uso do produto por mais de 3 meses.
Possíveis efeitos colaterais e contraindicações
Se você consumir o elixir de inhame por mais de 2 vezes ao dia, pode ter náuseas, dor de estômago e, até mesmo, aumento do peso (lembre-se de que ele contém açúcar). Além do mais, o elixir não deve ser consumido por pessoas com menos de 14 anos, grávidas e mulheres em fase de amamentação. Diabéticos também devem evitar seu consumo, dada a presença do açúcar na composição.
Preço
Os remédios, itens farmacêuticos e produtos fitoterápicos no Brasil possuem uma grande variação nos valores, que pode chegar a até 2000%, como no caso de Pernambuco, segundo dados do Procon. O elixir de inhame é um desses itens, seu valor pode variar de R$10 a R$150.
Foi pensando nessa disparidade de preços que o MedAlerta surgiu. O aplicativo disponível para Android conecta farmácias e drogarias próximas aos clientes. Assim, é possível pesquisar todos os itens farmacêuticos de que você precisa direto no app.
Além disso, é possível escolher a forma de pagamento e de entrega, e você não paga nada a mais por isso. Baixe o MedAlerta e faça um teste!