O custo de remédios no Brasil tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, mas você sabia que pode conseguir alguns remédios gratuitamente? É isto mesmo, doenças crônicas como diabetes e hipertensão, por exemplo, dão ao cidadão o direito a tratamento gratuito garantido pelo Governo.
Para isso, foi criado, em 2011, o Programa RENAME (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais). A iniciativa do Governo consta de uma lista de remédios a que o cidadão tem direito gratuitamente e é atualizada pelo Ministério da Saúde a cada 2 anos.
Como ter acesso aos medicamentos:
Os remédios são oferecidos em farmácias nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para ter acesso aos medicamentos, o cidadão deve se dirigir a uma UBS com receita médica e identificação. Caso outra pessoa faça a retirada do medicamento em seu nome, ela também deve apresentar identificação.
Para ter acesso aos medicamentos, a receita deve ser de um médico/dentista particular ou de um convênio. O profissional deve prescrever os medicamentos pelo nome genérico e dentro da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais.
Quais são os remédios disponíveis no RENAME?
Esta lista é atualizada periodicamente pelo Ministério da Saúde. A última atualização da lista foi feita em 2019, com inclusão de 39 itens. Lá, você consegue encontrar medicamentos como:
-Antibióticos;
-Anti-Hipertensivos;
-Antidepressivos;
-Ansiolíticos;
-Antifúngicos;
-Anti-inflamatórios;
-Insulina;
-Entre outros.
Você pode conferir a lista atualizada aqui
A lista consta de mais de 58 páginas organizadas alfabeticamente a partir da página 113 até a página 171. Lá você encontra desde a “Denominação Genérica” até a “Forma farmacêutica/ Descrição” do remédio.
Outros métodos de adquirir remédios através do SUS
Outra maneira de conseguir remédios gratuitamente ou com até 90% de desconto é através da Farmácia Popular e o Programa “Saúde Não tem Preço”. Este é outro convênio do Governo Federal que fornece aos cidadãos remédios de graça ou com descontos.
O programa distribui gratuitamente medicamentos para doenças como asma, diabetes e hipertensão e dá desconto de até 90% em remédios para colesterol, glaucoma, rinite osteoporose, Parkinson, além de fraldas geriátricas e anticoncepcionais.
Confira a lista dos remédios incluídos no Programa “Saúde Não Tem Preço”
Assim como no RENAME, no “Saúde Não Tem Preço”, o cidadão pode se dirigir a uma farmácia credenciada com uma receita emitida por um médico de rede particular ou do SUS e um documento de identificação.
Medicamentos para doenças crônicas e contraceptivos
“Farmácia de Alto Custo” é outra iniciativa do Ministério da Saúde para garantir remédios essenciais para os cidadãos brasileiros. Esta lista inclui remédios para doenças crônicas como artrite reumatoide e doenças de Alzheimer, Chron e Parkinson. Confira a lista.
O SUS também oferece 8 métodos contraceptivos gratuitos para todos os cidadãos. Segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa tem como objetivo:
“Garantir que as mulheres e homens, adultos, jovens e adolescentes possam viver plenamente a sexualidade sem medo, vergonha e culpa, independente da condição física, idade e estado civil, o Ministério da Saúde (MS) oferece no SUS uma série de serviços que garantem acolhimento e sigilo sem discriminação”
Conheça a lista de contraceptivos oferecidos pelo SUS:
- Pílula anticoncepcional e injeção combinada
- Diafragma e Camisinha
- Minipílula e pílula de emergência
- Dispositivo Intra Uterino (DIU)
- Injetável mensal
- Injetável trimestral
- Pílula combinada
- Pílula do dia seguinte
Meus remédios não estão nessa lista
Caso você tenha visto todas as possibilidades e, mesmo assim, seu remédio não esteja em nenhuma dessas listas, você pode economizar nos seus remédios com 5 dicas para comprar remédios mais baratos. Confira!