Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, 6,9% da população brasileira convive com a diabetes, o que representa mais de 13 milhões de pessoas. O problema é que a doença, embora comum, age de forma muito silenciosa e, por isso, muita gente acaba se descuidando dela e isso pode custar muito caro.
Quando a diabetes está descontrolada, pode comprometer vários órgãos, incluindo a perda da visão, comprometimento renal ou até mesmo a amputação de membros.
Mas, afinal, como surge a diabetes e como preveni-la?
O que é a diabetes?
A diabetes é uma doença crônica que impossibilita a produção correta de insulina pelo organismo, provocando um aumento da glicose no sangue.
O pâncreas é o órgão responsável pela produção de insulina. Este hormônio atua no corpo controlando a quantidade de açúcar no sangue. Quando o organismo não consegue dar conta da quantidade de açúcar gerado, ocorre a hiperglicemia (aumento de açúcar no sangue), que pode causar danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos ao longo dos anos.
Qual a diferença entre a diabetes tipo 1 e 2?
Há dois tipos de diabetes: o tipo 1 e o tipo 2.
Tipo 1: é uma doença autoimune. Nesta situação, as células do pâncreas são destruídas pelo próprio organismo, assim, não conseguem produzir uma quantidade suficiente de insulina para o organismo e, por isso, a pessoa com este tipo de diabetes é insulinodependente, ou seja, necessita de dosagens diárias de insulina para compensar essa deficiência. A maioria dos casos são bebês e jovens.
Tipo 2: está relacionado à predisposição genética. Ou seja, se alguém na sua família teve diabetes, quanto maior o grau de parentesco com esta pessoa, maior a probabilidade de ser diabético também. Entretanto, este tipo de diabetes também pode ser desenvolvido por maus hábitos de saúde como sedentarismo, obesidade e má alimentação.
Quais os sintomas de diabetes?
É provável que você já tenha ouvido falar que a diabetes é uma doença silenciosa. Isso se dá pelo fato dela não apresentar sintomas em seu estágio inicial, o que dificulta o seu diagnóstico.
Para descobrir se você tem ou não diabetes, no entanto, é necessário fazer um acompanhamento médico de rotina, mas há alguns sinais a que você pode ficar atento!
- Fome constante
- Boca seca
- Muita sede
- Vontade de urinar constantemente
- Fadiga
Como evitar a diabetes?
Para evitar a diabetes é preciso adotar hábitos de vida mais saudáveis, uma vez que o excesso de peso e o sedentarismo, bem como o aumento das triglicérides (gorduras acumuladas no corpo) podem aumentar as chances de desenvolver a doença.
Fique atento a algumas dicas para afastar a doença:
- Pratique exercícios
- Alimente-se regularmente e de forma saudável
- Diminua o consumo de doces e carboidratos refinados como arroz, batata, macarrão, pão…
- Dê preferência para carboidratos integrais os que têm fibras em sua composição
- Evite consumir mais de três frutas de uma vez
- Evite frutas maduras
- Evite suco de frutas
- Coma a cada três horas
A diabetes não tem cura, é uma doença crônica. Contudo, ela pode ser controlada e permitir uma boa qualidade de vida, mas para isso é preciso administrar as taxas de açúcar no organismo.
No caso da diabetes tipo 1, a insulina é a única forma de tratamento. Já na tipo 2, a primeira opção de remédios costuma ser hipoglicemiantes.
Mas é importante frisar que só um médico pode receitar o tratamento mais indicado para você!
E, se precisar de remédios, aproveite para baixar o MedAlerta e consultar os preços dos seus medicamentos em farmácias parceiras. Afinal, a saúde do seu bolso também precisa de cuidados!